Docencontro premiou melhores sobremesas

13-09-2010 09:11

No domingo, a programação da Festa da Integração contemplou artesanato, oficinas de chimarrão, churrasco, técnicas de nós de lenço e o 5º Docencontro, promovido pelo Departamento Cultural da ATS. O concurso de doces típicos aconteceu no Galpão Crioulo do Parque de Eventos. Ao todo, 28 participantes passaram pela avaliação dos jurados.

Conforme a coordenadora do Departamento Cultural, Leila Figueiredo, o tema do Docencontro deste ano é Etnias. “O objetivo é resgatar antigas receitas dos povos que formaram o Estado.” Desde as primeiras horas da tarde, os preparativos eram intensos entre as inscritas. Inicialmente, foram avaliados a apresentação e visual do pratos, dos quais foram selecionados 15 finalistas. Após o teste de degustação, os jurados chegaram aos doces vencedores.

Em primeiro lugar, ficou a ambrosia de Vinícius Worm, seguida pelo doce Rei Artur, de Glaci Rosa. Em terceiro lugar, foi premiada a sobremesa Surpresa Natalina, de Maribel Fernandes. O concurso também distribuiu prêmios-surpresas. Outra novidade anunciada foi a publicação de um livro culinário, onde serão descritas as receitas dos 15 doces finalistas.

Na edição do Docencontro deste ano, Eunice Pereira apresentou um pudim de milho verde. “É uma receita de família que aprendi com minha mãe”, conta. Com uma decoração especial elaborada com a ajuda da filha Alcione, ela mostrou sua sobremesa, feita à base de milho, leite, ovos, leite condensado e outros ingredientes. Esta foi a terceira vez que Eunice participou do concurso.

Iniciante na competição, Dalva Aparecida Leite apresentou a geléia de mocotó, um doce típico açoriano elaborado com leite, cravo, canela e a gelatina da pata do boi. Segundo conta, a confecção da sobremesa demanda tempo, mas o resultado é saboroso. “É um prato antigo que merece ser resgatado.” 

Voltar

Procurar no site

Comissão dos Festejos Farroupilhas de Santa Cruz do Sul © 2010 Todos os direitos reservados.